ATIVIDADES FÍSICA
LISTA DE EXERCÍCIOS - 1 ANO
MOVIMENTO,
REPOUSO E REFERENCIAL
1.
Um
ônibus está andando à velocidade de 40 km/h. Seus passageiros estão em
movimento ou repouso? Por que?
2.
Uma
pessoa, em um carro, observa um poste na calçada de uma rua, ao passar por ele.
O poste está em repouso ou em movimento? Explique.
3.
Considere
o livro que você está lendo. A)Ele está em repouso em relação a você? B) E em
relação a um observador no Sol?
4.
Enquanto
o professor escreve na lousa. A) O giz está em repouso ou em movimento em
relação à lousa? B) A lousa está em repouso ou em movimento em relação ao chão?
C) A lousa está em repouso ou em movimento em relação ao giz?
5.
Quando
escrevemos no caderno, a caneta que usamos está em: A) Movimento em relação a
que? B) Repouso em relação a que?
6.
Se
dois carros movem-se sempre um ao lado do outro, pode-se afirmar que um está
parado em relação ao outro?
TRAJETÓRIA
7.
Sobre
o chão de um elevador coloca-se um trenzinho de brinquedo, em movimento
circular. O elevador sobe com velocidade constante. Que tipo de trajetória
descreve o trenzinho, em relação: A) Ao elevador? B) Ao solo?
8.
Um
avião em vôo horizontal abandona um objeto. Desenhe a trajetória que o objeto
descreve nos seguintes casos: A) Tomando como referencial uma casa fixa à
Terra. B) Tomando como referencial o avião?
DESLOCAMENTO
9.
Um
carro parte do km 12 de uma rodovia e desloca-se sempre no mesmo sentido até o
km 90. Determine o deslocamento do carro.
10. Um automóvel deslocou-se do km 20 até
o km 65 de uma rodovia, sempre no mesmo sentido. Determine o deslocamento do
automóvel.
11. Um caminhão fez uma viagem a partir do
km 120 de uma rodovia até o km 30 da mesma. Qual foi o deslocamento do
caminhão?
12. Um carro vai do km 40 ao km 70.
Determine: B) a posição inicial e a posição final. B) O deslocamento entre as
duas posições.
13. Um carro retorna do km 100 ao km 85.
Determine: B) a posição inicial e a posição final. B) O deslocamento entre as
duas posições.
14. Um carro percorre uma rodovia passando
pelo km 20 às 9 horas e pelo km 45 às 10 horas. Determine: A) as posições nos
instantes dados. B) O deslocamento entre os instantes dados.
VELOCIDADE MÉDIA
1. Quando
o brasileiro Joaquim Cruz ganhou a medalha de ouro nas Olimpíadas de Los
Angeles, correu 800m em 100s. Qual foi sua velocidade média?
2.
Um nadador percorre uma piscina de 50m de
comprimento em 25s. Determine a velocidade média desse nadador.
3.
Suponha que um trem-bala, gaste 3 horas para
percorrer a distância de 750 km. Qual a velocidade média deste trem?
4.
Um automóvel passou pelo marco 30 km de uma
estrada às 12 horas. A seguir, passou pelo marco 150 km da mesma estrada às 14
horas. Qual a velocidade média desse automóvel entre as passagens pelos dois
marcos?
5.
Um motorista de uma transportadora recebeu seu
caminhão e sua respectiva carga no km 340 de uma rodovia às 13 horas, entrou a
carga no km 120 da mesma rodovia às 16 horas. Qual foi a velocidade média
desenvolvida pelo caminhão?
6.
No verão brasileiro, andorinhas migram do
hemisfério norte para o hemisfério sul numa velocidade média de 25 km/h . Se
elas voam 12 horas por dia, qual a distância percorrida por elas num dia?
7.
Uma pessoa, andando normalmente, desenvolve uma
velocidade média da ordem de 1 m/s. Que distância, aproximadamente, essa pessoa
percorrerá, andando durante 120 segundos?
8.
Um foguete é lançado à Lua com velocidade
constante de 17500 km/h, gastando 22 horas na viagem. Calcule, com esses dados,
a distância da Terra à Lua em quilômetros.
9.
Um trem viaja com velocidade constante de 50
km/h. Quantas horas ele gasta para percorrer 200 km?
10.
Uma motocicleta percorre uma distância de 150 m
com velocidade média de 25 m/s. Qual o tempo gasto para percorrer essa
distância?
11.
Se um ônibus andar à velocidade de 50 km/h e
percorrer 100 km, qual será o tempo gasto no percurso?
12.
Faça uma comparação entre as velocidades médias
de: pessoas em passo normal, atletas, animais, aviões, trens e foguetes.
13.
Uma tartaruga consegue percorrer a distância de
4m em 200s. Qual sua velocidade média em m/s?
14.
Um atleta percorre uma pista passando pelo ponto
de posição 20 m no instante 7s e pelo ponto de posição 12 m no instante 9s.
Calcule a velocidade média do atleta no intervalo de tempo dado.
15.
Se você pegasse carona em um foguete, que viaja
com velocidade média de aproximadamente 60000 km/s, quanto tempo você gastaria
para chegar à Lua? (A distância da Terra à Lua é de 184000 km, aproximadamente).
16.
Um navio está em alto-mar e navega com
velocidade constante de 35 km/h entre 8h e 18h. Qual a distância que ele
percorre nesse intervalo de tempo?
17.
A velocidade média de um homem andando
normalmente é de 4 km/h. Em quanto tempo ele anda do km 12 ao km 18 de uma
estrada?
MOVIMENTO UNIFORME
Questões
1.
Como podemos identificar um movimento uniforme?
2.
Uma pessoa lhe informa que um corpo está em movimento retilíneo uniforme. O que está
indicando o termo "retilíneo"? O que indica o termo
"uniforme"?
3.
Movimentos uniformes ocorrem no nosso dia-a-dia
e na natureza. Observe o ambiente e identifique dois exemplos desse tipo de
movimento.
4.
O movimento de uma pedra lançada verticalmente
para cima é uniforme?
5.
Um pêndulo realiza um movimento uniforme?
PROBLEMAS
1.
Uma bicicleta movimenta-se sobre uma trajetória
retilínea segundo a função horária s=10+2t (no SI). Pede-se: A) sua posição
inicial; B) sua velocidade.
2.
A posição de um móvel varia com o tempo,
obedecendo à função horária s = 30 +
10t, no S.I. Determine a posição inicial e a velocidade do móvel.
3.
Uma partícula move-se em linha reta, obedecendo
à função horária s = -5 + 20t, no S.I. Determine: A) a posição inicial da
partícula; B) a velocidade da partícula; C) a posição da partícula no instante
t = 5 s.
4.
Um móvel movimenta-se de acordo com a função
horária s = 20 + 4 t, sendo a posição medida em metros e o tempo, em
segundos. Determine sua posição depois
de 10 segundos.
5.
Um ponto material movimenta-se sobre uma
trajetória retilínea segundo a função horária s = 10 + 2t (no SI). Determine o instante em que o ponto
material passa pela posição 36 m?
6.
Um ponto material movimenta-se segundo a função
horária s = 8 + 3t (no SI). Determine o
instante em que o ponto material passa pela posição 35 m.
7.
Um móvel passa pela posição 10 m no instante
zero (t0 = 0) com a velocidade de +5 m/s. Escreva a função horária
desse movimento.
8.
Um móvel movimenta-se sobre uma trajetória
retilínea, no sentido da trajetória, com velocidade constante de 2 m/s. Sabe-se
que no instante inicial o móvel se encontra numa posição a 40 m do lado
positivo da origem. Determine a função horária das posições para este móvel.
9.
Um móvel obedece a função horária s = 5 + 2t
(no S.I). A) Determine a posição do móvel quando t = 7 s. B) Em que
instante o móvel passa pela posição s = 25 m?
10.
A função horária s = 50 - 10t (no S.I) é válida para o movimento de um
ponto material. A) Determine em que instante o ponto material passa pela origem
da trajetória. B) Determine a posição quando t = 10 s.
LISTA DE EXERCÍCIOS - 2 ANO
ESCALAS
TERMOMÉTRICAS
1. No Rio de Janeiro, a temperatura
ambiente chegou a atingir, no verão de 1998, o valor de 49o C. Qual
seria o valor dessa temperatura, se lida num termômetro na escala Fahrenheit?
2. A temperatura média do corpo humano
é 36o C. Determine o valor dessa temperatura na escala Fahrenheit.
3. Lê-se no jornal que a temperatura
em certa cidade da Rússia atingiu, no inverno, o valor de 14o F.
Qual o valor dessa temperatura na escala Celsius?
4. Um termômetro graduado na escala Fahrenheit, acusou, para a
temperatura ambiente em um bairro de Belo Horizonte, 77o F. Expresse
essa temperatura na escala Celsius.
5. Um corpo se encontra à temperatura
de 273o C. Determine o valor dessa temperatura na escala Kelvin.
6. Um doente está com febre de 42o
C. Qual sua temperatura expressa na escala Kelvin?
7. Uma pessoa tirou sua temperatura
com um termômetro graduado na escala Kelvin e encontrou 312 K. Qual o valor de
sua temperatura na escala Celsius?
8. Um gás solidifica-se na temperatura
de 25 K. Qual o valor desse ponto de solidificação na escala Celsius?
9. Um líquido está a uma temperatura
de 59o F. Qual é esta temperatura na escala Kelvin?
10. A temperatura de ebulição de uma
substância é 88 K. Quanto vale esta temperatura na escala Fahrenheit?
TEMPERATURA,
CALOR E EQUILÍBRIO TÉRMICO/ TRANSMISSÃO DE CALOR
ESTUDO
DIRIGIDO
1. Dê o conceito físico de temperatura.
3.
O
que é equilíbrio térmico?
4. O que ocorre com as moléculas de um
corpo no equilíbrio térmico?
5. Dê o conceito físico de calor.
6.
Defina
os 03 processos de transmissão de calor (condução, convecção e irradiação). Dê
exemplos.
7. Como a garrafa térmica impede as
trocas de calor?
8. Explique o fenômeno da inversão
térmica.
9. Explique o fenômeno do efeito estufa e
do aquecimento global.
EXERCÍCIOS
Condução térmica
1.
O
isopor é formado por finíssimas bolsas de material plástico, contendo ar. Por
que o isopor é um bom isolante térmico?
2.
Os
esquimós constróem seus iglus com blocos de gelo, empilhando-os uns sobre os
outros. Se o gelo tem uma temperatura relativamente baixa, como explicar esse
seu uso como "material de construção"?
3.
Num
antigo jingle de uma propaganda, ouvia-se o seguinte diálogo: - Toc, toc, toc,
- Quem bate? - É o frio! E no final eram cantados os seguintes versos: "Não adianta bater, eu não deixo você entrar,
os cobertores das Casas Pernambucanas é que vão aquecer o meu lar".
Que comentário você tem a fazer sobre a veracidade física dessa propaganda?
4.
Qual
a aplicação prática dos materiais isolantes térmicos?
5.
Por
que a serragem é melhor isolante térmico que a madeira?
6.
Um
faquir resolveu fazer uma demonstração de sua arte entrando em um forno muito
aquecido. Para que ele sinta a menor sensação de "calor" possível, é
preferível que ele vá nu ou envolto em roupa de lã? Por quê?
7.
Explique
por que, em países de clima frio, costumam-se usar janelas com vidraças duplas.
Esse tipo de janela chega a reduzir em
até 50% as perdas de calor para o exterior.
8.
Num
mesmo ambiente, se você tocar um objeto metálico com uma mão e um objeto de
madeira com a outra, vai sentir que o primeiro está "mais frio" que o
segundo. Como você explica esse fenômeno se os dois objetos estão no mesmo
ambiente e, portanto, na mesma temperatura?
9.
Por
que as panelas, em geral, têm seus cabos metálicos revestidos com madeira ou
plástico?
Convecção térmica
10. Por
que, em uma geladeira, o congelador é colocado na parte superior e não na
inferior?
11. Com
base na propagação de calor, explique por que, para gelar o chope de um barril,
é mais eficiente colocar gelo na parte superior do que colocar o barril sobre
uma pedra de gelo.
12. Um
aparelho de refrigeração de ar deve ser instalado em local alto ou baixo num
escritório? E um aquecedor de ar? Por quê?
Irradiação térmica
13. Sabemos
que o calor pode ser transferido, de um ponto para outro, por condução, convecção e radiação. Em qual
desses processos a transmissão pode ocorrer mesmo que não haja um meio material
entre os dois pontos?
14. Os
grandes tanques, usados para armazenar gasolina (ou outros combustíveis),
costumam ser pintados externamente com tinta prateada. Por quê?
15. Os
prédios totalmente envidraçados precisam de muitos aparelhos de ar
condicionado? Por quê?
16. Como
se dá a propagação do calor do Sol até a Terra se entre esses astros não existe
meio material?
17. Desenhe
esquematicamente uma garrafa térmica e explique o seu funcionamento.
ESTUDO DO CALOR
Quantidade de calor
Exercícios
1. Uma
peça de ferro de 50 g tem temperatura de 10o C. Qual é o calor
necessário para aquecê-la até 80o C? (calor específico do ferro: c =
0,11 cal/ g. oC )
2. Uma
pessoa bebe 500 g de água a 10o C. Admitindo que a temperatura dessa
pessoa é de 36o C, qual a quantidade de calor que essa pessoa
transfere para a água? O calor específico da água é 1 cal/ g. oC.
3. Determine
a quantidade de calor que 200 g de água deve perder para que sua temperatura
diminua de 30o C para 15o C. O calor específico da água é
1 cal/ g. oC.
4. Um
corpo de massa 50 gramas recebe 300 calorias e sua temperatura sobe de 10o
C até 30o C. Determine o calor específico da substância que o
constitui.
5. Mil
gramas de glicerina, de calor específico 0,6 cal/ g. oC,
inicialmente a 0o C, recebe 12000 calorias de uma fonte. Determine a
temperatura final da glicerina.
6. Uma
fonte térmica fornece, em cada minuto, 20 calorias. Para produzir um
aquecimento de 20o C para 50o C em 50 gramas de um
líquido, são necessários 15 minutos. Determine o calor específico do líquido.
Questões
7. Por
que a água é utilizada para a refrigeração dos motores de automóveis?
8. Sabe-se
que os desertos são muito quentes durante o dia e bastante frios à noite.
Então, que conclusão você pode tirar a respeito do calor específico da areia?
LISTA DE EXERCÍCIOS - 3 ANO
Eletrostática
1.
Na
eletrosfera de um átomo de magnésio temos 12 elétrons. Qual a carga elétrica de sua eletrosfera?
2.
Na
eletrosfera de um átomo de nitrogênio temos 10 elétrons. Qual a carga elétrica de sua eletrosfera?
3.
Um
corpo tem uma carga igual a -32. 10-6 C. Quantos elétrons há em
excesso nele?
4.
É
dado um corpo eletrizado com carga + 6,4.10-6C. Determine o número
de elétrons em falta no corpo.
5.
Quantos
elétrons em excesso tem um corpo eletrizado com carga de -16.10-9 C?
6.
Qual
o erro na afirmação: "Uma caneta é considerada neutra eletricamente, pois
não possui nem cargas positivas nem cargas negativas"?
7.
O
que acontece quando se acrescentam elétrons em um ponto de um isolante? E de um
condutor?
8.
Que
tipo de carga elétrica se movimenta em um fio metálico?
9.
O
que são elétrons livres? Eles existem nos materiais condutores ou nos
isolantes?
10.
Quantos tipos de carga elétrica existem na
natureza? Como se denominam?
11.
Em que condições temos atração entre duas cargas
elétricas? E em que condições elas se repelem?
12.
O que é ligação terra?
PROCESSOS DE
ELETRIZAÇÃO
Exercícios
1.
Um corpo A, com carga QA = 8
C, é colocado em contato com um corpo B, inicialmente
neutro. Em seguida, são afastados um do outro. Sabendo que a carga do corpo B,
após o contato, é de 5
C, calcule a nova carga do corpo A.


2.
Duas esferas metálicas idênticas, de cargas 4.
10-6C e 6.10-6C, foram colocadas em contato. Determine a
carga de cada uma após o contato.
Questões
3.
Para evitar a formação de centelhas elétricas,
os caminhões transportadores de gasolina costumam andar com uma corrente
metálica arrastando-se pelo chão. Explique.
4.
Segurando na mão uma esfera eletrizada de metal,
é possível torná-la eletrizada? Por quê? Como se deve proceder para eletrizar
essa esfera?
5.
Um pedaço de borracha é atritado em uma certa
região de sua superfície, adquirindo uma carga negativa naquela região. Esta
carga se distribuirá na superfície de borracha? Por que?
6.
Por que, em dias úmidos, um corpo eletrizado
perde sua carga com relativa rapidez?
7. Que
partícula é transferida de um corpo para o outro no processo de eletrização por
atrito?
FORÇA ELÉTRICA
1.
Dois
corpos foram eletrizados positivamente.
Um dos corpos ficou com uma carga de 10-5 C e o outro com uma
carga de 10-7C. Determine a
força de repulsão que aparecerá entre eles, se forem colocados a uma distância
de 10-3 m um do outro. Considere Kvácuo = 9.109
N.m2/C2
2.
Duas
cargas de 8.10-4C e 2.10-3C estão separadas por 6 m, no
vácuo. Calcule o valor da força de repulsão entre elas.
3.
Duas
cargas elétricas Q1 = 10.10-6C e Q2 = -2.10-6C
estão situadas no vácuo e separadas por uma distância de 0,2 m. Qual é o valor
da força de atração entre elas?
4.
Uma
carga de 10-12 C é colocada a uma distância de 10-5 m de
uma carga Q. Entre as cargas aparece uma força de atração igual a 27.10-4
N. Determine o valor da carga Q. Considere Kvácuo = 9.109
N.m2/C2
5.
Uma
carga de 10-9 C é colocada a uma distância de 2.10-2 m de
uma carga Q. Entre as cargas aparece uma força de atração igual a 9.10-5
N. Determine o valor da carga Q. Considere Kvácuo = 9.109
N.m2/C2
6.
A
que distância no vácuo devem ser colocadas duas cargas positivas e iguais a 10-4C,
para que a força elétrica de repulsão entre elas tenha intensidade 10 N?
7.
Colocam-se
no vácuo duas cargas elétricas iguais a uma distância de 2 m uma da outra. A
intensidade da força de repulsão entre elas é de 3,6.102 N. Determine
o valor das cargas.
8.
Duas
cargas elétricas puntiformes positivas e iguais a Q estão situadas no vácuo a 2
m de distância, Sabendo que a força de repulsão mútua tem intensidade 0,1 N,
calcule Q.
9.
A
distância entre um elétron e o próton no átomo de hidrogênio é da ordem de
5,3.10-11m. Determine a força de atração eletrostática entre as
partículas.
10. Duas cargas puntiformes Q1
= 10-6 C e Q2 = 4.10-6 C estão fixas nos
pontos A e B e separadas pela distância de 0,3 m no vácuo. Determine a força
elétrica resultante sobre uma terceira carga Q3 = 2.10-6
C, colocada no ponto médio do segmento AB
CAMPO
ELÉTRICO
1.
Calcule
o valor do campo elétrico num ponto do espaço, sabendo que uma força de 8N atua
sobre uma carga de 2C situada nesse ponto.
2.
Devido
ao campo elétrico gerado por uma carga Q, a carga q = +2.10-5 fica
submetida à força elétrica F = 4.10-2 N. Determine o valor desse
campo elétrico.
3.
O
corpo eletrizado Q, positivo, produz num ponto P o campo elétrico
, de intensidade 2.105 N/C. Calcule a
intensidade da força produzida numa carga positiva q = 4.10-6 C
colocada em P.

4.
Em
um ponto do espaço, o vetor campo elétrico tem intensidade 3,6.103
N/C. Uma carga puntiforme de 1.10-5 C colocada nesse ponto sofre a
ação de uma força elétrica. Calcule a intensidade da força.
5.
Uma
carga de prova q = -3.10-6 C, colocada na presença de um campo
elétrico
, fica sujeita a uma força elétrica de intensidade 9N,
horizontal, da direita para a esquerda. Determine a intensidade do vetor campo
elétrico e sua orientação.

6.
Num
ponto de um campo elétrico, o vetor campo elétrico tem direção vertical,
sentido para baixo e intensidade 5.103 N/C. Coloca-se, neste ponto,
uma pequena esfera de peso 2.10-3 N e eletrizada com carga
desconhecida. Sabendo que a pequena esfera fica em equilíbrio, determine: a) A
intensidade, a direção e o sentido da força elétrica que atua na carga; b) O
valor da carga.
7.
Calcule
o campo elétrico criado por uma carga Q = 2.10-6 C, situada no
vácuo, em um ponto distante 3.10-2 m de Q.
8.
Calcule
o campo elétrico gerado por uma carga Q = - 4.10-6 C, situada no
vácuo, em um ponto distante 0,6m de Q. Faça também um esquema representando a
carga Q e o vetor campo elétrico.
9.
Uma
carga Q, positiva, gera no espaço um campo elétrico. Num ponto P, a 0,5m dela o
campo elétrico tem intensidade E = 14,4.106 N/C. Sendo o meio o
vácuo, determine Q.
10.
Considere
uma carga Q, fixa, de -5.10-6 C, no vácuo. a) Determine o campo
elétrico criado por essa carga num ponto A localizado a 0,2 m da carga; b)
Determine a força elétrica que atua sobre uma carga q = 4.10-6 C,
colocada no ponto A.
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